Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Substitutos de Sódio

Cloreto de Potássio

Composto inorgânico salino, de fórmula química KCl. É formado por íons cloreto e o potássio.

Na indústria de alimentos, o cloreto de potássio tem sido utilizado como substituto parcial do cloreto de sódio (sal comum) para redução do sódio em alimentos ou para fabricação de sal light / sal hipossódico. Devido ao sabor residual amargo e metálico, a redução de sódio com apenas cloreto de potássio é restrita, pois modifica o sabor dos alimentos.

No mundo, mais de 95% do cloreto de potássio produzido é utilizado como adubo químico na agricultura, sendo a principal forma de usar o potássio em fertilizantes.

Sal Light (Hipossódico) e Sal Zero Sódio

  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a redução da ingestão de sódio reduz significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica tanto em adultos como em crianças.

 

  • A OMS afirma também que a redução da ingestão de sódio para menos de 2 gramas por dia (quantidade contida em aproximadamente 5 g de sal comum, o cloreto de sódio) é mais benéfica para a pressão arterial que uma redução que resulte em consumo acima desta ingestão diária.