Substitutos de Cacau

Alfarroba

Obtida naturalmente por processo mecânico/físico e térmico a partir das sementes da vagem da árvore Alfarroba (Ceratonia siliqua), este ingrediente apresenta sabor adocicado (devido aos açúcares presentes no vegetal) e alto valor nutricional.

A alfarroba é uma alternativa para substituição do cacau em pó, rica em antioxidantes naturais (polifenóis, flavonóides), fonte de fibras (insolúveis e solúveis), vitaminas (A, B1, B2 e D) e minerais (ferro, cálcio, fósforo e magnésio). Além disso, possui baixíssimo teor de gorduras e NÃO contém glúten ou outras substâncias alergênicas. Portanto, pode ser consumida por vegetarianos, veganos e celíacos.

Uma das principais vantagens do uso da alfarroba em lugar do cacau é que a alfarroba não contém estimulantes como a cafeína e a teobromina presentes no cacau ou no chocolate, podendo ser consumida por pessoas sensíveis à cafeína, mesmo à noite, sem diminuir a qualidade do sono.

Pode-se utilizar a alfarroba em pó para misturar ao leite e adicionar a receitas tradicionalmente feitas com cacau, como biscoitos e bolos, mas também existem produtos industrializados de alfarroba como barrinhas de cereais, protéicas ou de frutas, chocolates, bombons, creme de alfarroba etc.

Devido à presença de fibras em sua composição, auxilia também no controle do colesterol e no funcionamento intestinal.