Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Minerais e Antiumectantes

Lactato de Cálcio

O Lactato de Cálcio é um sal de cálcio de ácido láctico, solúvel em água, podendo ser utilizado como suplemento de cálcio em diversas aplicações.

Na indústria, é utilizado como fonte de cálcio em bebidas como suco de laranja, doces etc., e também como conservante natural em produtos lácteos como queijo ou produtos cárneos, além de ter função de estabilizar a estrutura interna da textura de frutas, vegetais e batatas. Nos cortes de certas frutas, como o melão, proporciona melhor textura e prolonga o frescor durante a vida útil. T

Possui atividade antioxidante.

Em gomas de mascar, é adicionado juntamente com o xilitol a fim de auxiliar na remineralização dos dentes.

Carbonato de Cálcio

O Carbonato de Cálcio é um sal inorgânico e insolúvel com um elevado teor de cálcio (40%). É comum na natureza e pode ser encontrado em rochas, conchas, nos recifes de corais, nas cascas de ovos, no calcário e no mármore.

Muitos médicos recomendam o uso de carbonato de cálcio para pacientes que não conseguem obter cálcio suficiente na dieta regular. O carbonato de cálcio pode ser utilizado para combater a osteoporose e problemas em geral causados nos ossos.

Largamente utilizado por gestantes, crianças, adolescentes e idosos, seja diluído em água, via alimentos ou em forma de suplementos.

Outra aplicação é como neutralizante para corrigir o excesso de acidez e regular o pH.

Confere firmeza ou melhora a textura dos alimentos como conservas, em congelamento de frutas ou legumes, como morangos, batatas congeladas, para manter a estabilidade e integridade dos tecidos vegetais.

É utilizado para prover fonte de cálcio em biscoitos, barrinha de cereais, barrinhas proteicas e nutritivas, entre outros.

Muitos alimentos são fortificados com cálcio, como um valor agregado ao produto.

Outra aplicação importante do Carbonato de Cálcio é na alimentação animal, principalmente na ração de galinhas, para manter o sistema esquelético e a qualidade da casca do ovo.

Caseinato de cálcio

O caseinato de cálcio é uma proteína obtida através da solubilização da caseína do leite e secagem através do processo de spray dryer.

A utilização dos caseinatos vem se tornando cada vez mais presente na indústria de alimentos, principalmente devido às suas importantes propriedades emulsionantes.

As caseínas são muito anfifílicas, ou seja, possuem duas regiões com propriedades de solubilidade diferentes, uma hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos) que se incorporam muito bem às interfaces das substâncias que formam as emulsões, reduzindo a tensão superficial e tornando-as muito mais estáveis.

O caseinato de cálcio confere também aos produtos formulados melhor aparência e propriedades sensoriais, em virtude de suas funções de solubilidade e dispersibilidade, opacidade, ligação e retenção de gordura, retenção de água e viscosidade. As principais aplicações do caseinato de calcio incluem produtos cárneos, produtos lácteos, produtos de panificação, chocolates e confeitos, coberturas comestíveis, bebidas lácteas e achocolatadas, cremes para café, salgadinhos e snacks.

Na indústria láctea pode ser utilizado, por exemplo, para produção de requeijão como substituto parcial ou total de massa.