Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Gomas Hidrocolóides e Espessantes

Carboximetilcelulose sódica (CMC)

A CMC é amplamente utilizada no segmento de alimentos e bebidas, atuando como espessante / hidrocolóide para retenção de água, estabilizante, agente de suspensão, agente de corpo e de viscosidade, regulador do crescimento de cristais de açúcar, entre outros.

É um composto polimérico da celulose, solúvel em água fria ou quente e resistente em meio ácido. Ela é fisiologicamente inerte e não contém calorias.

Com uma ampla gama de viscosidades, a CMC pode ser aplicada em muitos alimentos, como misturas em pó, sorvetes, leites achocolatados, pães, bolos, recheios, coberturas, sobremesas, sucos, bebidas, molhos, adoçantes líquidos, entre outros.

Colágeno

De origem do couro ou ossos de bovinos, o colágeno é uma proteína responsável pela constituição do tecido conjuntivo, elasticidade e regeneração da pele, cartilagens e ossos.

É utilizado para enriquecimento protéico em alimentos, produtos farmacêuticos e cosméticos.

Pode ser usado também em aplicações como agente gelificante, estabilizante, ligante, emulsionante, formador de película ou de espuma, redução de gorduras e carboidratos nos alimentos, proporcionando uma agradável sensação no paladar.

Devido às suas propriedades de ligação com a água, o colágeno pode contribuir com processos de produção de baixo custo, melhorando a textura dos produtos finais.

Em sua composição há em torno de 90% de proteínas, sais e água.

O consumo diário oferece benefícios comprovados para a beleza da pele, saúde dos ossos, articulações e músculos.

A Nutramax dispõe de diferentes tipos de colágeno para melhor atender as necessidades da indústria:

Colágeno Bovino Hidrolisado CHD (alta densidade: ≥ 0,39 g/cm³)

Utilizado para barras proteicas, barras de cereais, chocolates, cookies, bolos, suplementos etc. Indicado para cápsulas e sachês, devido à sua alta densidade, permitindo envasar maior peso por embalagem/unidade.

Colágeno Bovino Hidrolisado PLUS (instantâneo)

Refere-se ao colágeno com densidade baixa (0,25 – 0,35 g/cm³) e cuja principal característica é a dissolução instantânea. É excelente para ser aplicado em bebidas em geral (misturas em pó e bebidas prontas) e em qualquer produto onde a alta solubilidade seja necessária.

Gelatina

A Gelatina é obtida da hidrólise parcial do colágeno de origem de couro ou ossos de bovinos, é utilizada para conferir textura, cremosidade e estabilidade em produtos alimentícios e farmacêuticos.

Tem em sua composição: 85 – 90 % de proteínas, sais e água. É solúvel a quente, pode ser adicionada em alimentos com finalidade gelificante, estabilizante, aglutinante, espesssante, aerante, aderência, absorção de água, espumante, clarificante e fonte proteica em sobremesas em geral, produtos lácteos, doces, produtos cárnicos, suplementos dietéticos e produtos nutracêuticos.

A Gelatina também é utilizada na indústria farmacêutica na fabricação de cápsulas moles ou duras, formação de películas, formação de gel termorreversível e propriedades adesivas. É possível utilizar a Gelatina em substâncias líquidas, pastosas e em pó.

O bloom é o principal parâmetro de qualidade da Gelatina, o qual define a força do gel. Temos diversas faixas de bloom para melhor atender a indústria.

Goma Acácia (Arábica)

Composta por polissacarídeos e glicoproteínas, é uma goma extraída de duas espécies de acácia da região subsaariana, mais especificamente das espécies Acácia Senegal e Acácia Seyal.

A Goma Acácia é exsudada naturalmente e extraída após uma incisão na árvore acácia, tornando sua colheita totalmente natural e sustentável. Tem boa solubilidade em água.

É utilizada em um grande número de produtos utilizados diariamente, como vinhos, doces, cosméticos, confeitaria, refrigerantes e aromatizantes. Pode ser usada como agente de revestimento em confeitos, agente emulsificante e estabilizante em bebidas ou como fibra em produtos dietéticos.

É também utilizada para fabricação de cola e tintas de escrever, na indústria farmacêutica é utilizada como espessante para xaropes, para confeccionar cápsulas e recobrimento de comprimidos.

Goma Gelana

É um polissacarídeo obtido da fermentação da glicose pela bactéria Pseudomonas elodea.

A maior vantagem da goma gelana é a formação de gel em baixíssimas concentrações. Forma géis suaves e elásticos com grupos altamente acilados (high acyl). Forma géis rígidos e quebradiços com grupos acilados removidos (low acyl).

A Goma Gelana é um estabilizante muito usado para suspender partículas em achocolatados líquidos, bebidas proteicas lácteas ou de soja, sem aumentar muito a viscosidade. Além disso, é usada em formulações de produtos orgânicos, vegetarianos e veganos, devido ao seu apelo natural.

É utilizada também como gelificante em balas de gomas, confeitaria e recheios e possui o desejável efeito de liberação lenta de aromas nos alimentos, através da rede protetora que forma. É usada para formar filmes e géis comestíveis, e em conjunto com a goma xantana produz um efeito visual muito atraente em bebidas.

Goma Guar

Extraída da semente da planta de guar (Cyamopsis tetragonolobus) a goma guar é um tipo de polissacarídeo que pertence à classe das fibras solúveis. Fibras não são absorvidas pelo organismo, e no caso das fibras solúveis como a goma guar, elas passam intactas pelo estômago e intestino delgado e são fermentadas pelas bactérias do intestino grosso.
A principal propriedade da goma guar é a sua capacidade de formar um gel viscoso quando em contato com a água, e essa é a finalidade de seu uso em uma série de produtos. Mesmo em pequenas concentrações (1 a 2%), a goma guar já forma gel em água e a viscosidade quase não é afetada pela variação de pH da solução.
Utilizada como suplemento alimentar, a goma guar tem uma série de finalidades como tratar a constipação, a diarréia, auxiliar no tratamento de obesidade, diabetes, reduzir o colesterol, etc. Alguns dos benefícios da goma guar já são conhecidos pelas pessoas, mas outros nem tanto.

Seu uso também é amplamente difundido nas indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas, alimentação animal, nutrição humana, cosméticos, papel e até explosivos.

Goma Xantana

Hidrocolóide natural de extrema funcionalidade. Entre suas diversas propriedades e características, destacamos: espessante e estabilizante, solúvel em água quente ou fria, estável em ampla faixa de pH e temperatura, compatível com sistemas de alta concentração em sal, e excelente na suspensão de sólidos insolúveis e partículas de óleo, elevada resistência à degradação enzimática.

Suas principais aplicações na indústria de alimentos são: bebidas, molhos, xaropes, misturas em pó, sorvetes, sobremesas lácteas, preparados de fruta, panificados e queijos processados.

Pectina de Girassol

A pectina de girassol tem como principal componente o ácido galacturônico e é utilizada como agente de gelificação, estabilizante, espessante e emulsificante.

A pectina de girassol é extraída da cabeça do girassol por secagem a vácuo a baixa temperatura, de modo que apresenta melhor desempenho em cores e solubilidade, é considerada como um aditivo alimentar natural de baixa metoxilação e esterificação.

Indústrias processadoras de frutas usam a pectina de girassol na produção de doces e confeitos, sendo seu uso também comum na indústria láctea e de bebidas. Pode ser utilizada para aplicações não comestíveis, como produtos farmacêuticos e cosméticos, em loções capilares, loções corporais e xampus.